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“Que nossos nomes sejam sussurrados com reverência nas tavernas.”

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GUERREIRO

LADINO

BARDO

CLÉRIGO

FEITICEIRO

DRUIDA

MAGO

ARQUEIRO

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GUERREIRO

LADINO

BARDO

CLÉRIGO

ARQUEIRO

MAGO

LUTADOR

FEITICEIRO

BÁRBARO

PALADINO

OCULTISTA

DRUIDA

NOVO

NOVO

NOVO

NOVO

NOVO

NOVO

LUTADOR

FEITICEIRO

BÁRBARO

PALADINO

OCULTISTA

DRUIDA

NOVO

NOVO

NOVO

NOVO

NOVO

  • Força e Habilidade: Guerreiros são conhecidos por sua força física e habilidades de combate. Eles são treinados em diversas armas e técnicas de luta.

  • Resistência: Possuem alta resistência física e moral, permitindo que suportem longas batalhas e condições adversas.

  • Disciplina: A disciplina é uma característica fundamental, com um forte senso de dever e honra.

  • Estratégia: Além da força bruta, guerreiros são estrategistas habilidosos, capazes de planejar e executar táticas complexas.

  • Facilidade de Jogar: Guerreiros são relativamente fáceis de jogar devido à sua simplicidade e foco em combate corpo a corpo.

  • Utilidade de Grupo: Eles são bons em absorver dano e proteger aliados, mas têm poucas habilidades de suporte.

  • Controle de Grupo: Possuem algumas habilidades de controle, como atordoamentos, mas são limitadas.

  • Poder de Ataque: Alto poder de ataque, especialmente em combate corpo a corpo.

  • Capacidade de Defesa: Excelentes defensores, com alta resistência e habilidades de mitigação de dano.

  • Escalabilidade: Crescem bem em poder, mas de forma linear e previsível.

Classificação de Jogabilidade

4

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

3

2

4

5

3

GUERREIRO

  • Furtividade e Agilidade: Ladinos são mestres em se mover silenciosamente e rapidamente, tornando-se difíceis de detectar.

  • Habilidades de Roubo e Espionagem: São especialistas em roubo, espionagem e infiltração, capazes de obter informações e itens sem serem notados.

  • Versatilidade: Possuem uma ampla gama de habilidades, incluindo o uso de armas leves, armadilhas e venenos.

  • Inteligência e Astúcia: Ladinos são conhecidos por sua inteligência e astúcia, frequentemente usando truques e estratégias para superar seus adversários.

  • Facilidade de Jogar: Moderadamente fácil de jogar, com foco em furtividade e ataques surpresa.

  • Utilidade de Grupo: Muito úteis para desarmar armadilhas e abrir fechaduras, além de causar dano significativo.

  • Controle de Grupo: Possuem habilidades de controle como atordoamentos e envenenamentos.

  • Poder de Ataque: Alto poder de ataque, especialmente em ataques surpresa.

  • Capacidade de Defesa: Baixa capacidade de defesa, dependem de evasão e furtividade.

  • Escalabilidade: Crescem bem em poder, especialmente com habilidades de furtividade e ataque.

Classificação de Jogabilidade

LADINO

4

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

4

3

4

3

4

  • Sabedoria e Conhecimento: Clérigos são conhecidos por seu profundo conhecimento teológico e sabedoria espiritual. Eles estudam textos sagrados e filosofias religiosas.

  • Habilidades de Cura: Possuem habilidades de cura e proteção, frequentemente usando magia ou rituais sagrados para ajudar os necessitados.

  • Liderança Espiritual: São líderes espirituais, guiando suas comunidades em questões de fé e moralidade.

  • Empatia e Compaixão: Demonstram grande empatia e compaixão, oferecendo apoio emocional e espiritual aos fiéis.

  • Facilidade de Jogar: Moderadamente fácil de jogar, com foco em cura e suporte.

  • Utilidade de Grupo: Extremamente úteis, com habilidades de cura, buffs e proteção.

  • Controle de Grupo: Possuem algumas habilidades de controle, como banimentos e paralisias.

  • Poder de Ataque: Poder de ataque moderado, com foco em magias divinas.

  • Capacidade de Defesa: Alta capacidade de defesa, com habilidades de cura e proteção.

  • Escalabilidade: Crescem bem em poder, especialmente com habilidades divinas.

CLÉRIGO

Classificação de Jogabilidade

3

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

5

3

3

4

4

  • Versatilidade e Charme: Bardos são conhecidos por sua versatilidade e charme. Eles utilizam suas habilidades artísticas para inspirar aliados e desmoralizar inimigos.

  • Magia Através da Arte: Usam música, poesia e outras formas de arte para conjurar magias, criar ilusões e até curar ferimentos.

  • Conhecimento Amplo: Possuem um vasto conhecimento sobre diversos assuntos, tornando-se valiosos em qualquer grupo de aventureiros.

  • Habilidades Sociais: Excelentes em diplomacia e negociação, bardos são mestres em manipular situações a seu favor.

  • Facilidade de Jogar: Moderadamente fácil de jogar, com uma mistura de habilidades de suporte e combate.

  • Utilidade de Grupo: Extremamente úteis, com habilidades de cura, buffs e controle.

  • Controle de Grupo: Possuem muitas habilidades de controle, como encantamentos e ilusões.

  • Poder de Ataque: Poder de ataque moderado, com foco em habilidades mágicas.

  • Capacidade de Defesa: Capacidade de defesa moderada, com algumas habilidades de proteção.

  • Escalabilidade: Crescem bem em poder, especialmente com habilidades versáteis.

BARDO

Classificação de Jogabilidade

3

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

5

4

3

3

4

  • Precisão e Agilidade: Arqueiros são conhecidos por sua precisão e agilidade. Eles são mestres no uso do arco e flecha, capazes de atingir alvos a longas distâncias.

  • Furtividade: Possuem habilidades de furtividade, permitindo que se movam silenciosamente e se escondam facilmente.

  • Visão Aguçada: Têm uma visão excepcional, essencial para identificar e acertar alvos distantes.

  • Versatilidade: Além do arco, arqueiros frequentemente são treinados em outras armas leves e em técnicas de sobrevivência.

  • Facilidade de Jogar: Moderadamente fácil de jogar, com foco em combate à distância.

  • Utilidade de Grupo: Contribuem com dano à distância e algumas habilidades de suporte.

  • Controle de Grupo: Possuem habilidades de controle como enraizamentos e desacelerações.

  • Poder de Ataque: Alto poder de ataque à distância.

  • Capacidade de Defesa: Baixa capacidade de defesa, dependem de manter distância dos inimigos.

  • Escalabilidade: Crescem bem em poder, especialmente com habilidades e equipamentos melhores.

ARQUEIRO

Classificação de Jogabilidade

3

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

3

3

4

2

4

  • Conhecimento Arcano: Magos são mestres do conhecimento arcano, estudando intensamente para dominar a magia. Eles passam facilidade no aprendizado das suas habilidades. Magos possuem reconhecimento mágico aprimorado.

  • Versatilidade Mágica: São capazes de lançar uma ampla variedade de feitiços, desde ataques poderosos até encantamentos de proteção e cura.

  • Fragilidade Física: Embora sejam poderosos em termos mágicos, magos geralmente têm menos resistência física e dependem de sua magia para defesa.

  • Facilidade de Jogar: Difícil de jogar devido à complexidade das magias e baixa resistência.

  • Utilidade de Grupo: Muito úteis, com uma ampla gama de magias de suporte e ataque.

  • Controle de Grupo: Excelentes controladores de grupo, com muitas magias de controle.

  • Poder de Ataque: Muito alto poder de ataque, especialmente com magias de dano em área.

  • Capacidade de Defesa: Muito baixa capacidade de defesa, dependem de evitar ataques.

  • Escalabilidade: Crescem extremamente bem em poder, com acesso a magias mais poderosas.

MAGO

Classificação de Jogabilidade

2

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

4

5

5

1

5

  • Disciplina Inabalável: O Lutador possui uma disciplina mental e física extraordinária, adquirida através de anos de treinamento rigoroso.

  • Agilidade Sobrenatural: O Lutador é incrivelmente ágil, capaz de realizar movimentos rápidos e precisos que parecem desafiar as leis da física.

  • Mestre do Ki: O Lutador pode canalizar essa energia para realizar feitos extraordinários, como ataques poderosos, defesas impenetráveis e movimentos quase sobrenaturais.

  • Facilidade de Jogar: Difícil de jogar devido à complexidade das magias e baixa resistência.

  • Utilidade de Grupo: Muito úteis, com uma ampla gama de magias de suporte e ataque.

  • Controle de Grupo: Excelentes controladores de grupo, com muitas magias de controle.

  • Poder de Ataque: Muito alto poder de ataque, especialmente com magias de dano em área.

  • Capacidade de Defesa: Muito baixa capacidade de defesa, dependem de evitar ataques.

  • Escalabilidade: Crescem extremamente bem em poder, com acesso a magias mais poderosas.

LUTADOR

Classificação de Jogabilidade

1

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

5

5

5

1

5

  • Poder Inato: O feiticeiro possui um poder mágico que é parte de sua essência. Diferente do mago, que adquire conhecimento através de estudo, o feiticeiro nasce com uma conexão natural com a magia.

  • Metamagia: Uma habilidade única dos feiticeiros é a capacidade de modificar suas magias em tempo real usando MPs para alterar a forma como suas magias funcionam.

  • Facilidade de Jogar: A complexidade das habilidades de metamagia e a gestão dos pontos de feitiçaria podem ser desafiadoras para jogadores iniciantes.

  • Utilidade de Grupo: Os feiticeiros oferecem uma variedade de magias de suporte e ataque, além de habilidades únicas que podem modificar magias para se adaptarem a diferentes situações.

  • Controle de Grupo: Embora não tão especializados quanto os magos, os feiticeiros possuem várias magias de controle que podem ser adaptadas para diferentes necessidades através da metamagia.

  • Poder de Ataque: Com acesso a poderosas magias de dano e a capacidade de potencializá-las com pontos de feitiçaria.

  • Capacidade de Defesa: Os feiticeiros geralmente têm pouca resistência física e dependem de suas magias e habilidades para evitar ou mitigar danos.

  • Escalabilidade: À medida que ganham níveis, os feiticeiros obtêm acesso a magias mais poderosas e mais pontos de feitiçaria.

FEITICEIRO

Classificação de Jogabilidade

2

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

4

3

4

2

5

  • Fúria Primitiva: Quando entram em fúria, os bárbaros ganham bônus em dano de ataque, resistência a danos físicos e vantagens em testes de força. A fúria dura por um número limitado de rodadas e pode ser usada um número limitado de vezes antes de precisar descansar.

  • Defesa Sem Armadura: Bárbaros podem se defender eficazmente sem a necessidade de armaduras pesadas.

  • Sentidos Aguçados: Bárbaros têm sentidos aguçados que lhes permitem detectar perigos iminentes. Eles ganham bônus em testes de percepção e podem detectar emboscadas e armadilhas com mais facilidade.

  • Facilidade de Jogar: Bárbaros são relativamente fáceis de jogar, com habilidades diretas e foco em combate corpo a corpo.

  • Utilidade de Grupo: Bárbaros são úteis na linha de frente, absorvendo danos e protegendo aliados, mas têm menos habilidades de suporte.

  • Controle de Grupo: Bárbaros têm poucas habilidades de controle, focando mais em causar dano direto.

  • Poder de Ataque: Bárbaros têm um poder de ataque muito alto, especialmente quando em fúria, causando grandes quantidades de dano.

  • Capacidade de Defesa: Bárbaros têm alta resistência física e podem absorver muitos danos, especialmente quando em fúria.

  • Escalabilidade: Bárbaros crescem bem em poder, ganhando habilidades que aumentam sua resistência e dano à medida que sobem de nível.

BÁRBARO

Classificação de Jogabilidade

4

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

3

1

5

2

4

  • Juramento Sagrado: Paladinos fazem um juramento sagrado que lhes concede poderes divinos. Esse juramento pode ser de devoção, vingança, ou proteção, entre outros.

  • Magias Divinas: Eles têm acesso a magias divinas que lhes permitem curar ferimentos, proteger aliados e infligir dano aos inimigos.

  • Combate Marcial: Paladinos são guerreiros habilidosos, treinados no uso de uma ampla variedade de armas e armaduras.

  • Facilidade de Jogar: Paladinos são relativamente fáceis de jogar, mas a gestão de magias e juramentos pode ser complexa para iniciantes.

  • Utilidade de Grupo: Paladinos são extremamente úteis, oferecendo cura, proteção e suporte ao grupo.

  • Controle de Grupo: Paladinos têm algumas habilidades de controle, mas não são tão especializados quanto magos ou feiticeiros.

  • Poder de Ataque: Paladinos têm um poder de ataque alto, especialmente com suas habilidades de combate e magias divinas.

  • Capacidade de Defesa: Paladinos têm alta resistência física e podem absorver muitos danos, especialmente com suas habilidades de cura e proteção.

  • Escalabilidade: Paladinos crescem bem em poder, ganhando habilidades que aumentam sua eficácia em combate e suporte à medida que sobem de nível.

PALADINO

Classificação de Jogabilidade

3

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

5

3

4

5

4

  • Controle dos Mortos: Ocultistas podem reanimar cadáveres para lutar ao seu lado, criando exércitos de mortos-vivos.

  • Magias de Morte: Eles têm acesso a magias que drenam a vida dos inimigos, causam doenças e enfraquecem adversários.

  • Resistência Sombria: Ocultistas são resistentes a efeitos de medo e têm uma conexão profunda com a energia negativa.

  • Facilidade de Jogar: Ocultistas têm uma curva de aprendizado moderada devido à gestão de mortos-vivos e energia sombria.

  • Utilidade de Grupo: Ocultistas são úteis ao fornecer suporte com mortos-vivos e magias de drenagem de vida.

  • Controle de Grupo: Com habilidades de controle dos mortos e magias de enfraquecimento, os Ocultistas podem controlar bem o campo de batalha.

  • Poder de Ataque: Ocultistas têm um poder de ataque alto, especialmente com suas magias de morte e exércitos de mortos-vivos.

  • Capacidade de Defesa: Ocultistas têm resistência moderada, mas podem se proteger com barreiras sombrias e mortos-vivos.

  • Escalabilidade: Ocultistas crescem bem em poder, ganhando habilidades que aumentam sua eficácia em controle e ataque à medida que sobem de nível.

OCULTISTA

Classificação de Jogabilidade

1

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

4

4

5

3

4

  • Transformação Animal: Druidas podem se transformar em uma variedade de animais, ganhando suas habilidades e características.

  • Magias da Natureza: Eles têm acesso a magias que controlam os elementos, curam ferimentos e protegem a natureza.

  • Conexão com a Natureza: Druidas têm uma conexão profunda com o mundo natural, permitindo-lhes se comunicar com animais e plantas.

  • Facilidade de Jogar: Druidas têm uma curva de aprendizado moderada devido à gestão de transformações e magias da natureza.

  • Utilidade de Grupo: Druidas são extremamente úteis, oferecendo cura, controle dos elementos e suporte ao grupo.

  • Controle de Grupo: Com magias de controle dos elementos e transformações animais, os Druidas podem controlar bem o campo de batalha.

  • Poder de Ataque: Druidas têm um poder de ataque moderado, mas suas transformações e magias podem causar dano significativo.

  • Capacidade de Defesa: Druidas têm alta resistência, especialmente quando transformados em animais resistentes e com magias de proteção.

  • Escalabilidade: Druidas crescem bem em poder, ganhando habilidades que aumentam sua eficácia em suporte e controle à medida que sobem de nível.

DRUIDA

Classificação de Jogabilidade

2

Facilidade de Jogar

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

5

4

3

4

4