Habilidades do Bardo
Cálculos do bônus fixo
Bônus da classe * Multiplicador do Level do personagem * Multiplicador da habilidade .
Importante: esses cálculos estão feitos automaticamente nas fichas em formato Google Sheets que disponibilizamos.
Habilidade de classe Canção Inspiradora: O bardo possui uma habilidade especial chamada "Canção Inspiradora", que lhe permite escrever músicas únicas e poderosas que aumentam a efetividade de suas habilidades musicais em 50%. Cada pergaminho possui 3 usos. Isso não impede-o de usar suas habilidades, apenas amplifica seus efeitos.
O Bardo pode utilizar 80 Notas Musicais simultaneamente.
HABILIDADES FORA DE COMBATE
Composição Inspirada (PASSIVA - Fora de combate)
O bardo possui uma habilidade especial chamada "Composição Inspirada", que lhe permite escrever músicas poderosas em pergaminhos. Ao ativar esta habilidade, o bardo consome 50 Pontos de Magia e realiza um teste de d20 para determinar a qualidade da música composta e o bônus aplicado ao pergaminho. A habilidade do bardo em compor músicas inspiradoras pode fazer a diferença em combate, proporcionando benefícios significativos aos aliados.
Efeito: Quando "Composição Inspirada" foi aprendida, o bardo realiza um teste de d20 para determinar o bônus aplicado ao pergaminho musical. O resultado do teste define a qualidade da música e o bônus correspondente. A seguir, estão os possíveis resultados e seus efeitos:
Resultado 1-5: A música é básica e concede um bônus de +5% na eficácia do pergaminho / Capacidade: 3 usos
Resultado 6-10: A música é moderada e concede um bônus de +10% na eficácia do pergaminho / Capacidade: 4 usos
Resultado 11-15: A música é boa e concede um bônus de +15% na eficácia do pergaminho / Capacidade: 5 usos
Resultado 16-19: A música é excelente e concede um bônus de +20% na eficácia do pergaminho / Capacidade: 6 usos
Resultado 20: A música é uma obra-prima e concede um bônus de +40% na eficácia do pergaminho / Capacidade: 10 usos
Refazer scrolls: Quando o bardo desejar desfazer scrolls, o valor retornado de Pontos de Magia vai depender da durabilidade do scroll:
Retorna 25 pontos de magia, caso o scroll possua durabilidade intacta.
Retorna 10 pontos de magia, caso o scroll possua durabilidade menor que o total e maior que 50%.
Tipos de Pergaminhos Musicais (PASSIVA - Fora de combate)
O bardo possui a habilidade especial de escrever pergaminhos de músicas, cada um com efeitos únicos que podem ser usados em combate. Esses pergaminhos têm uma durabilidade limitada e são consumidos ao serem utilizados. Cada tipo de pergaminho oferece diferentes benefícios aos aliados ou penalidades aos inimigos, tornando o bardo uma figura central na estratégia do grupo.
Efeito: Quando o bardo utiliza um pergaminho musical, ele ativa o efeito correspondente da música escrita no pergaminho em conjunto com a habilidade que estiver utilizando. O Bardo pode adquirir as seguintes sub-habilidades individualmente:
Aumento de Duração: Remove a duração ativa de suas canções, somados ao bônus de criação do pergaminho musical.
Amplificação de Efeito 1: Aumenta a eficácia dos efeitos das músicas em 25%, somados ao bônus de criação do pergaminho musical.
Amplificação de Efeito 2: Aumenta a eficácia dos efeitos das músicas em 50%, somados ao bônus de criação do pergaminho musical.
Amplificação de Efeito 3: Aumenta a eficácia dos efeitos das músicas em 100%, somados ao bônus de criação do pergaminho musical.
Amplificação do Maestro: Permite ao bardo a aplicação de 2 habilidades simultaneamente desde que sejam básicas, intermediárias ou avançadas.
Amplificação do Ato Final: Permite ao bardo a aplicação de 3 habilidades simultaneamente desde que sejam básicas, intermediárias ou avançadas.
Evolução dos Pergaminhos Musicais (ATIVA - Fora de combate)
O bardo possui a habilidade especial de evoluir seus pergaminhos musicais, aumentando a quantidade de usos de cada pergaminho. Com o tempo e a prática, o bardo aprimora suas técnicas de escrita e composição, tornando seus pergaminhos mais duráveis e eficazes em combate.
Efeito: O bardo pode aumentar a quantidade de usos de cada pergaminho. Isso permite que o bardo utilize suas músicas poderosas por mais tempo, proporcionando benefícios contínuos aos aliados e penalidades aos inimigos.
Evolução Inicial: Aumenta a quantidade de usos de cada pergaminho em 2 uso adicional.
Evolução Intermediária: Aumenta a quantidade de usos de cada pergaminho em 3 usos adicionais.
Evolução Avançada: Aumenta a quantidade de usos de cada pergaminho em 4 usos adicionais.
Evolução Suprema: Aumenta a quantidade de usos de cada pergaminho em 5 usos adicionais.
Pergaminho Ultra Especial: Canção de Experiência (ATIVA - Fora de combate)
O bardo possui a habilidade especial de escrever um pergaminho ultra especial chamado "Canção de Experiência", que concede experiência adicional aos aliados. Esta música calma e animadora amplia a capacidade e moral do time na próxima batalha, proporcionando um bônus significativo de experiência.
Efeito: Ao fim de batalha, quando o bardo utiliza o pergaminho "Canção de Experiência", todos os aliados recebem um bônus de experiência igual a 30% do valor recebido ao final de uma sessão. Este pergaminho consome 100 Pontos de Magia para ser confeccionado e possui apenas 1 uso (essa quantidade pode ser aumentada apenas com as Sub-habilidades de Evolução dos Pergaminhos Musicais e as Sub-habilidades de Tipos de Pergaminhos Musicais).
Diplomacia Encantadora (PASSIVA - Fora de combate)
O bardo possui uma habilidade especial chamada "Diplomacia Encantadora", que lhe concede bônus em ações diplomáticas. Ao ativar esta habilidade, o bardo utiliza seu carisma e habilidades de persuasão para obter vantagens adicionais, como descontos em compras, informações privilegiadas e favores especiais.
Efeito: Quando "Diplomacia Encantadora" foi aprendida, o bardo ganha um bônus de +4 em testes de Diplomacia. Além disso, ele pode obter descontos em compras, informações privilegiadas e favores especiais de NPCs (personagens não-jogadores).
Aprimorar Diplomacia 1: Aumenta a eficiência do bônus em +2 (somados ao inicial desta Habilidade) em testes de Diplomacia.
Aprimorar Diplomacia 2: Aumenta a eficiência do bônus em +3 (somados ao inicial desta Habilidade) em testes de Diplomacia.
Aprimorar Diplomacia 3: Aumenta a eficiência do bônus em +5 (somados ao inicial desta Habilidade) em testes de Diplomacia.
Conhecimento de Histórias e Lendas (PASSIVA - Fora de combate)
O bardo possui uma habilidade especial chamada "Conhecimento de Histórias e Lendas", que lhe concede bônus em entender e interpretar histórias e lendas antigas. Ao ativar esta habilidade, o bardo utiliza seu vasto conhecimento e experiência em mitologia e folclore para desvendar segredos e obter informações valiosas de textos e relatos antigos.
Efeito: Quando "Conhecimento de Histórias e Lendas" foi aprendida, o bardo ganha um bônus de +7 em testes de História e Religião relacionados a histórias e lendas antigas. Além disso, ele pode obter informações adicionais e insights que outros personagens podem não perceber.
Encantador de Multidões (PASSIVA - Fora de combate)
O bardo possui uma habilidade especial chamada "Carisma Magnético", que lhe concede bônus em testes de persuasão e desempenho. Ao ativar esta habilidade, o bardo utiliza seu carisma natural e habilidades de entretenimento para influenciar e cativar grandes grupos de pessoas, tornando-se uma figura central em qualquer situação social.
Efeito: Quando "Carisma Magnético" foi aprendida, o bardo ganha um bônus de +7 em testes de Persuasão e Desempenho. Isso permite que ele influencie e entretenha grandes grupos de pessoas com facilidade, obtendo favores, informações e apoio de NPCs (personagens não-jogadores).
Maestria em Instrumentos Musicais (PASSIVA - Fora de combate)
O bardo possui uma habilidade especial chamada "Maestria em Instrumentos Musicais", que lhe concede bônus específicos com base no tipo de instrumento que ele está utilizando. Cada instrumento oferece diferentes benefícios, aumentando o dano, a eficácia das habilidades ou a recuperação de pontos de vida, tornando o bardo ainda mais versátil e poderoso em combate.
Efeito: Quando "Maestria em Instrumentos Musicais" foi aprendida, o bardo recebe bônus específicos com base no instrumento que está utilizando. A seguir, estão os tipos de instrumentos e seus efeitos:
Lira: Aumenta a eficácia das habilidades musicais em 20% enquanto o Bardo mantiver uma música sendo tocada.
Flauta: Aumenta a eficiência de recuperação de pontos de vida em 20% para todos os aliados em um raio de 10 metros enquanto o Bardo mantiver uma música sendo tocada.
Tambor: Aumenta o dano causado pelos aliados em 20% enquanto o Bardo mantiver uma música sendo tocada.
Violino: Aumenta a defesa dos aliados em 20% enquanto o Bardo mantiver uma música sendo tocada.
Harpa: Aumenta a eficiência de recuperação de pontos de magia em 20% para todos os aliados em um raio de 10 metros enquanto o Bardo mantiver uma música sendo tocada.
HABILIDADES BÁSICAS
Melodia da Versatilidade
Tipo de habilidade: AÇÃO
Atributo de cálculo de efeito: -
Tipo de efeito: NEUTRO
Alcance: Usuário (X)
Efeito: Esta habilidade lhe permite trocar de efeitos e habilidades a cada turno. Ao ativar esta habilidade, o bardo utiliza sua maestria musical para adaptar suas canções às necessidades do momento, proporcionando uma flexibilidade incomparável em combate. Quando "Melodia da Versatilidade" está ativa, o bardo pode trocar de efeitos e habilidades a cada turno (trocas 1x por rodada), escolhendo a melhor música para a situação atual. Isso permite que o bardo responda rapidamente às mudanças no campo de batalha, oferecendo suporte contínuo aos aliados e penalizando os inimigos conforme necessário.
Esta habilidade aumenta a quantidade de Notas possíveis Musicais simultaneamente de 80 para 150.
Duração: Instantâneo.
Harmonia de Guerra
Tipo de habilidade: AÇÃO
Atributo de cálculo de efeito: DEF
Tipo de efeito: BUFF & DEBUFF
Alcance: Audição (X)
Efeito: O bardo possui uma habilidade especial chamada "Harmonia de Guerra", que lhe permite conceder bônus de dano aos aliados e reduzir o dano causado pelos inimigos. Ao ativar esta habilidade, o bardo utiliza sua música para inspirar seus companheiros e desmoralizar os adversários, criando uma vantagem estratégica no campo de batalha. Quando "Harmonia de Guerra" está ativa, todos os aliados recebem um bônus de 20% no dano causado, enquanto os inimigos têm seu dano reduzido em 20%.
Quantidade de Notas necessárias: 40
Melodia da Fortaleza
Tipo de habilidade: AÇÃO
Atributo de cálculo de efeito: DEF
Tipo de efeito: BUFF & DEBUFF
Alcance: Audição (X)
Efeito: : O bardo possui uma habilidade especial chamada "Melodia da Fortaleza", que lhe permite reduzir a defesa dos inimigos e aumentar a defesa dos aliados. Ao ativar esta habilidade, o bardo utiliza sua música para enfraquecer as defesas dos adversários e fortalecer as dos companheiros, criando uma vantagem estratégica no campo de batalha. Quando "Melodia da Fortaleza" está ativa, todos os inimigos em um raio de 10 metros têm sua defesa reduzida em 20%, enquanto todos os aliados em um raio de 5 metros recebem um aumento de 20% na defesa.
Quantidade de Notas necessárias: 50
Sinfonia da Supressão
Tipo de habilidade: AÇÃO
Atributo de cálculo de efeito: DEF
Tipo de efeito: BUFF & DEBUFF
Alcance: Audição (X)
O bardo possui uma habilidade especial chamada "Sinfonia da Supressão", que lhe permite recuperar os pontos de magia dos aliados e impedir que os inimigos usem habilidades. Ao ativar esta habilidade, o bardo utiliza sua música para restaurar a energia mágica dos companheiros e desestabilizar as capacidades mágicas dos adversários, criando uma vantagem estratégica no campo de batalha. Quando "Sinfonia da Supressão" está ativa, todos os aliados em um raio de 10 metros recuperam pontos de magia, enquanto todos os inimigos em um raio de 15 metros são impedidos de usar habilidades a menos que passe conforme o teste [(Level do personagem/5 ↑) + 1d20)] contra o inimigo (1d20) . Este efeito proporciona uma vantagem significativa durante o combate, permitindo que os aliados continuem a usar suas habilidades enquanto os inimigos ficam temporariamente incapacitados.
Quantidade de Notas necessárias: 50
Fórmula: ( Bônus Fixo + 1d20 ).
Canção Melancólica (Ação)(&ATK)
Tipo de habilidade: AÇÃO
Atributo de cálculo de efeito: DEF
Tipo de efeito: BUFF & DEBUFF
Alcance: Audição (X)
Efeito: O bardo possui uma habilidade especial chamada "Harmonia de Guerra", que lhe permite conceder bônus de dano aos aliados e reduzir o dano causado pelos inimigos. Ao ativar esta habilidade, o bardo utiliza sua música para inspirar seus companheiros e desmoralizar os adversários, criando uma vantagem estratégica no campo de batalha. Quando "Harmonia de Guerra" está ativa, todos os aliados recebem um bônus de 20% no dano causado, enquanto os inimigos têm seu dano reduzido em 20%.
Quantidade de Notas necessárias: 40
Fórmula: ( Bônus Fixo + 1d20 ).
HABILIDADES INTERMEDIÁRIAS
Dissonância (Ação)(&ATK)
Efeito: Causa dano em área aos inimigos próximos.
Duração: Instantâneo.
Fórmula: ( Bônus Fixo + 1d20 ).
Lamento de Loki (Ação)(&ATK)
Efeito: Reduz a defesa dos inimigos próximos, impede efeitos de regeneração e cura de HP.
Duração: 2 rodadas.
Fórmula: ( Bônus Fixo + 1d20 ).
Crepúsculo Sangrento (Ação)(&ATK)
Efeito: Causa dano contínuo aos inimigos próximos.
Duração: 5 rodadas.
Fórmula: ( Bônus Fixo + 1d20 ).
HABILIDADES AVANÇADAS
Ode a Siegfried (Ação)(&DEF)
Efeito: Aumenta drasticamente o Ataque, a Defesa e a Evasão dos aliados próximos.
Duração: 3 rodadas.
Fórmula: ( Bônus Fixo + 1d20 ).
Voz Dolorosa (Ação)(&ATK)
Efeito: Reduz o Ataque, a Defesa e a Evasão dos alvos.
Duração: 3 rodadas.
Fórmula: ( Bônus Fixo + 1d20 ).
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