GOBLIN (2 pontos)

3

Facilidade de Jogar

3

2

2

2

3

Classificação de Jogabilidade

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

Cultura e Sociedade dos Goblins

Goblins são criaturas pequenas e astutas, mestres na criação de armadilhas e emboscadas. Eles são conhecidos por sua furtividade e agilidade, o que lhes permite se mover silenciosamente e atacar de surpresa. Goblins são frequentemente vistos como saqueadores e espiões, utilizando sua inteligência para enganar e superar seus adversários. Sua habilidade de criar armadilhas engenhosas os torna adversários perigosos em qualquer cenário de RPG.

Os goblins são criaturas pequenas e astutas, conhecidas por sua natureza maliciosa e comportamento travesso. Eles geralmente têm entre 0,9 e 1,2 metros de altura e pesam cerca de 20 a 30 kg. Sua pele varia do verde ao cinza, e eles possuem olhos brilhantes que podem ser amarelos ou vermelhos. Goblins têm orelhas longas e pontiagudas, narizes grandes e dentes afiados. Eles são ágeis e rápidos, mas não muito fortes. Vivem em média 60 anos.

Habilidade Racial: Engenhosidade duvidosa (Carpinteiro -2, Essência usada -50%), Bônus de evasão +3

Habilidades e Poderes
Tipos de Goblin
Lendas Conhecidas
Classificação de jogabilidade
Cultura e Sociedade dos Goblins

Os goblins vivem em tribos ou bandos, geralmente liderados pelo mais forte ou mais astuto entre eles. A liderança é frequentemente determinada pela força física ou habilidade em combate. Eles têm uma sociedade hierárquica, onde a astúcia e a sobrevivência são altamente valorizadas.

Costumes e Tradições

  • Rituais de Passagem: Jovens goblins passam por provas de furtividade e coragem para serem aceitos como membros adultos da tribo. Esses rituais podem incluir tarefas de roubo, emboscadas ou missões perigosas.

  • Festas e Celebrações: Goblins celebram eventos importantes com festas barulhentas, onde há muita comida, bebida e música. Essas celebrações reforçam os laços tribais e a moral dos guerreiros.

  • Arte e Artesanato: Embora não sejam conhecidos por sua delicadeza, os goblins são habilidosos em criar armadilhas e armas improvisadas. Eles também fazem esculturas e gravuras grotescas.


Religião e Crenças

Os goblins veneram deuses da guerra e da destruição, acreditando que esses deuses lhes concedem força e proteção. Eles realizam sacrifícios e rituais para honrar essas divindades e buscar suas bênçãos.

Habilidades e Poderes

Todos os goblins possuem agilidade e furtividade extraordinárias, permitindo-lhes se mover com rapidez e precisão. Sua resistência é igualmente impressionante, permitindo-lhes suportar longos períodos de atividade física.

  • Goblin da Floresta: Furtividade, habilidades de caça, conhecimento da flora e fauna.

  • Goblin das Cavernas: Visão no escuro, resistência a ambientes subterrâneos, mineração.

  • Goblin Urbano: Furtividade, arrombamento, espionagem.

  • Goblin Xamã: Magia xamânica, cura, comunicação com espíritos.

  • Goblin Guerreiro: Combate corpo a corpo, uso de armaduras leves, táticas de guerra.

Tipos de Goblins

Goblin da Floresta:

  • Altura: 0,9 a 1,1 metros.

  • Características: Adaptados à vida nas florestas, são mestres em furtividade e emboscadas. Usam arcos e flechas.

  • Habitat: Florestas densas e bosques.

  • Habilidades: Furtividade, habilidades de caça, conhecimento da flora e fauna.

Goblin das Cavernas:

  • Altura: 1 a 1,2 metros.

  • Características: Vivem em cavernas e túneis subterrâneos. São resistentes e adaptados à escuridão.

  • Habitat: Cavernas e minas.

  • Habilidades: Visão no escuro, resistência a ambientes subterrâneos, mineração.

Goblin Urbano:

  • Altura: 0,9 a 1,1 metros.

  • Características: Adaptados à vida nas cidades, são ladrões e espiões habilidosos. Usam adagas e ferramentas de arrombamento.

  • Habitat: Cidades e vilas.

  • Habilidades: Furtividade, arrombamento, espionagem.

Goblin Xamã:

  • Altura: 0,9 a 1,1 metros.

  • Características: Possuem habilidades mágicas e são líderes espirituais. Usam amuletos e runas para canalizar seus poderes.

  • Habitat: Aldeias e locais sagrados.

  • Habilidades: Magia xamânica, cura, comunicação com espíritos.

Goblin Guerreiro:

  • Altura: 1 a 1,2 metros.

  • Características: Especialistas em combate usam armaduras leves e armas pequenas. São a linha de frente em batalhas.

  • Habitat: Campos de batalha e fortalezas.

  • Habilidades: Combate corpo a corpo, uso de armaduras leves, táticas de guerra.

Lendas Conhecidas

A Fúria de Grimgor: Grimgor, um goblin guerreiro, liderou uma revolta contra um exército invasor. Sua força e coragem se tornaram lendárias, e ele é lembrado como um herói entre os goblins.

O Tesouro de Snaggletooth: Snaggletooth, um goblin urbano, escondeu um vasto tesouro em um labirinto subterrâneo. Muitos tentaram encontrar o tesouro, mas poucos retornaram. A lenda é contada para inspirar jovens goblins a serem corajosos e astutos.

A Jornada de Zog: Zog, um goblin das cavernas, explorou as profundezas de uma mina abandonada e descobriu um artefato mágico. Sua história é lembrada como um exemplo de coragem e exploração.

O Chamado do Xamã: Uma lenda fala de um xamã goblin que conseguiu invocar um espírito ancestral para salvar sua tribo de uma praga devastadora. Ele é lembrado como um herói espiritual e protetor.

A Caçada de Thrak: Thrak, um goblin da floresta, é conhecido por sua habilidade de caçar as criaturas mais perigosas das florestas. Sua lenda é contada para inspirar jovens goblins a se tornarem grandes caçadores.

Classificação de jogabilidade

Facilidade de Jogar: 3/5 Goblins podem ser desafiadores para jogadores iniciantes devido à sua baixa resistência e necessidade de estratégias astutas. No entanto, sua agilidade e habilidades de furtividade podem ser muito recompensadoras.

Utilidade de Grupo: 3/5 Goblins podem ser úteis em um grupo devido à sua capacidade de explorar e causar distrações. Eles podem atuar como batedores ou sabotadores, mas não são tão eficazes em combate direto.

Controle de Grupo: 2/5 Goblins têm habilidades limitadas de controle de grupo. Eles podem usar truques e armadilhas para desestabilizar inimigos, mas não possuem muitas habilidades específicas de controle.

Poder de Ataque: 2/5 O poder de ataque dos goblins é geralmente baixo. Eles dependem mais de ataques rápidos e furtivos do que de força bruta, e são mais eficazes em emboscadas e ataques surpresa.

Capacidade de Defesa: 2/5 Goblins têm uma capacidade de defesa baixa. Eles dependem mais de sua agilidade para evitar ataques do que de resistência física ou armaduras pesadas.

Escalabilidade: 3/5 Goblins escalam de forma moderada com o tempo. Eles podem se tornar mais astutos e melhorar suas habilidades de furtividade e armadilhas, mas não se tornam tão poderosos quanto outras raças mais robustas.