GNOMO (4 pontos)

4

Facilidade de Jogar

5

3

3

4

4

Classificação de Jogabilidade

Utilidade de Grupo

Controle de Grupo

Poder de Ataque

Capacidade de Defesa

Escalabilidade

Cultura e Sociedade dos Gnomo

Gnomos são pequenos, geralmente medindo entre 90 cm e 1 metro de altura. Eles têm olhos brilhantes e curiosos, cabelos que variam do branco ao castanho escuro, e uma pele que pode ser de tons terrosos ou esverdeados. Escolher um gnomo pode ser motivado por seu intelecto afiado, habilidades mágicas naturais e sua afinidade com a natureza e alquimia. Eles são ideais para jogadores que gostam de personagens engenhosos e versáteis.

  • Visão na Penumbra: Gnomos podem enxergar duas vezes mais longe que humanos em condições de pouca iluminação;

  • Resistência a Magia: Gnomos têm uma resistência natural a magias ilusórias e encantamentos;

  • Falar com Animais: Gnomos podem se comunicar livremente com pequenos animais;

  • Intuição e conhecimento em Alquimia;

Gnomos vivem em comunidades pequenas e isoladas, muitas vezes em florestas ou colinas. Eles valorizam o conhecimento, a magia e a engenhosidade. Suas sociedades são conhecidas por serem pacíficas e autossuficientes, com uma forte ênfase na cooperação e na curiosidade intelectual.

Habilidade Racial: Possuem destreza aprimorada para lidar com joias e um conhecimento amplo para aptidão com alquimia. (Bônus de profissão Alquimista e Artesão de Joias + 2)

Habilidades e Poderes
Tipos de Gnomo
Lendas Conhecidas
Classificação de jogabilidade
Cultura e Sociedade dos Gnomos

Gnomos vivem em comunidades pequenas e isoladas, muitas vezes em florestas ou colinas. Eles valorizam o conhecimento, a magia e a engenhosidade. Suas sociedades são conhecidas por serem pacíficas e autossuficientes, com uma forte ênfase na cooperação e na curiosidade intelectual.

Costumes e Tradições

  • Estrutura Social: Os gnomos vivem em comunidades pequenas e coesas, muitas vezes em vilarejos escondidos em florestas ou colinas. Cada comunidade é liderada por um conselho de anciãos, que são respeitados por sua sabedoria e experiência. As decisões importantes são tomadas coletivamente, com grande ênfase na cooperação e no consenso.

  • Economia: A economia gnômica é baseada na troca e no comércio de produtos artesanais, como poções, joias, brinquedos mecânicos e ferramentas mágicas. Gnomos são conhecidos por sua habilidade em alquimia e engenharia, criando itens únicos que são altamente valorizados por outras raças.

  • Religião e Espiritualidade: Gnomos têm uma forte conexão espiritual com a natureza e os elementos. Eles veneram deuses e espíritos da terra, das florestas e das colinas. Rituais são realizados para honrar esses espíritos, muitas vezes envolvendo música, dança e oferendas de flores e frutos. A lua e as estrelas são símbolos sagrados, representando a sabedoria e a orientação divina.

  • Costumes e Tradições: As noites gnômicas são repletas de festivais e celebrações. Eles adoram contar histórias, cantar e dançar sob a luz das estrelas. A tradição oral é muito rica, com lendas e contos passados de geração em geração. Festivais sazonais celebram a colheita, a mudança das estações e eventos históricos importantes.

  • Arquitetura: As habitações dos gnomos são construídas para se integrar harmoniosamente ao ambiente natural. Casas são frequentemente feitas de madeira e pedra, com telhados cobertos de musgo e flores. As construções são projetadas para serem confortáveis e eficientes, mantendo a temperatura interna agradável em todas as estações.

Habilidades e Poderes

Habilidades e Poderes dos Gnomos

Visão na Penumbra: Gnomos podem enxergar duas vezes mais longe que humanos em condições de pouca iluminação, como luz das estrelas e tochas.

Resistência a Magia: Gnomos têm uma resistência natural a magias ilusórias e encantamentos.

Falar com Animais: Gnomos podem se comunicar livremente com pequenos animais.

Intuição e Ofício (Alquimia): Gnomos são naturalmente talentosos em alquimia e intuição.

Truques Mágicos: Gnomos têm uma afinidade natural com a magia e podem lançar pequenos truques mágicos.

Conhecimento das Ervas: Gnomos têm um conhecimento profundo de plantas e ervas.

Pequeno e Ágil: Gnomos são pequenos e ágeis, permitindo-lhes se mover rapidamente e evitar ataques.

Afinidade com a Terra: Gnomos têm uma conexão especial com a terra e os minerais.

Brincalhão: Gnomos são mestres em pregar peças e usar truques para confundir seus inimigos.

Tipos de Gnomos

Gnomos da Floresta: Os Gnomos da Floresta são conhecidos por sua afinidade com a natureza e sua habilidade em se camuflar entre as árvores e arbustos. Eles têm uma pele de tom esverdeado ou marrom, que os ajuda a se misturar com o ambiente florestal. Habilidades Específicas:

  • Camuflagem Natural: Recebem um bônus de em testes de Furtividade quando estão em ambientes naturais.

  • Amigo dos Animais: Podem se comunicar com animais da floresta e frequentemente têm um companheiro animal.

  • Conhecimento da Floresta: Recebem um bônus de em testes de Sobrevivência e Natureza.

Cultura e Sociedade: Vivem em vilarejos escondidos nas profundezas das florestas, construindo suas casas em árvores ou em clareiras bem protegidas. Valorizam a harmonia com a natureza e frequentemente atuam como guardiões das florestas.

Gnomos das Rochas: Os Gnomos das Rochas são robustos e resistentes, com uma pele de tom acinzentado ou marrom claro. Eles são mestres em mineração e metalurgia, e suas comunidades são frequentemente encontradas em regiões montanhosas ou subterrâneas. Habilidades Específicas:

  • Resistência a Veneno: Recebem um bônus de em testes de resistência contra venenos.

  • Conhecimento de Minerais: Podem identificar minerais e pedras preciosas com facilidade.

  • Força das Rochas: Recebem um bônus de em testes de Força.

Cultura e Sociedade: Vivem em complexos de túneis e cavernas, muitas vezes esculpidos na rocha. Suas comunidades são conhecidas por suas habilidades em forjar armas e armaduras de alta qualidade. Eles valorizam a força e a resistência.

Gnomos das Profundezas: Os Gnomos das Profundezas, também conhecidos como Svirfneblin, são adaptados à vida subterrânea. Eles têm uma pele de tom cinza ou azul-acinzentado e olhos grandes que lhes permitem enxergar no escuro. Habilidades Específicas:

  • Visão no Escuro: Podem enxergar no escuro total até 20 metros.

  • Resistência à Magia: Recebem um bônus de em testes de resistência contra magias.

  • Conhecimento Subterrâneo: Recebem um bônus de em testes de Sobrevivência e Geologia.

Cultura e Sociedade: Vivem em cidades subterrâneas complexas, muitas vezes próximas a fontes de minerais raros. Eles são conhecidos por sua habilidade em criar itens mágicos e por sua resistência a condições adversas. Valorizam a discrição e a segurança.

Lendas Conhecidas

A Lenda de Tinkertop, o Grande Inventor

  • História: Tinkertop era um gnomo lendário conhecido por sua genialidade em invenções. Dizem que ele construiu uma cidade inteira em miniatura, completa com mecanismos mágicos e autômatos que realizavam tarefas diárias. Sua maior criação foi um relógio astronômico que podia prever eventos cósmicos com precisão.

  • Moral: A lenda de Tinkertop ensina sobre a importância da inovação e da curiosidade. Ela inspira os gnomos a nunca pararem de explorar e criar.

  • Impacto na Cultura: Muitos gnomos aspiram a ser inventores e engenheiros, seguindo os passos de Tinkertop. Festivais anuais celebram suas invenções, e competições de engenharia são realizadas em sua homenagem.

A Lenda de Liora, a Guardiã da Floresta

  • História: Liora era uma gnoma que possuía uma conexão profunda com a natureza. Quando uma ameaça sombria surgiu para destruir sua floresta, Liora usou sua magia para convocar os espíritos da floresta e proteger seu lar. Ela se sacrificou para selar a ameaça, tornando-se um espírito guardião da floresta.

  • Moral: A lenda de Liora destaca a importância da proteção da natureza e do sacrifício pelo bem maior. Ela é um símbolo de coragem e devoção.

  • Impacto na Cultura: Gnomos da floresta frequentemente realizam rituais em homenagem a Liora, pedindo sua proteção e orientação. Ela é venerada como uma deusa menor da natureza.

A Lenda de Brom, o Explorador das Profundezas

  • História: Brom era um gnomo das profundezas que se aventurou nas cavernas mais escuras e perigosas em busca de conhecimento e tesouros. Ele descobriu um antigo artefato que concedia sabedoria infinita, mas também atraía criaturas das trevas. Brom usou sua inteligência para enganar as criaturas e proteger o artefato, que ele escondeu em um local secreto.

  • Moral: A lenda de Brom ensina sobre a busca pelo conhecimento e a importância de usar a inteligência para superar desafios. Ela também alerta sobre os perigos da ganância.

  • Impacto na Cultura: Exploradores e aventureiros gnomos são inspirados por Brom a buscar conhecimento e tesouros, mas também a serem cautelosos e sábios em suas jornadas.

A Lenda de Elara, a Alquimista

  • História: Elara era uma gnoma alquimista que descobriu a fórmula para a pedra filosofal, capaz de transformar qualquer metal em ouro e conceder a imortalidade. Em vez de usar o poder para si mesma, Elara decidiu esconder a fórmula para evitar que caísse em mãos erradas. Ela espalhou pistas e enigmas por todo o mundo, desafiando futuros alquimistas a provar seu valor.

  • Moral: A lenda de Elara enfatiza a responsabilidade que vem com o conhecimento e o poder. Ela é um exemplo de altruísmo e sabedoria.

  • Impacto na Cultura: Alquimistas gnomos frequentemente buscam as pistas deixadas por Elara, vendo isso como um teste de suas habilidades e caráter. Ela é reverenciada como a patrona da alquimia.

Classificação de jogabilidade

Facilidade em Jogar 4/5: Gnomos são uma raça versátil e fácil de entender, com habilidades que são úteis em várias situações. Sua resistência a magias e habilidades naturais os tornam uma escolha sólida para jogadores iniciantes e experientes.

Utilidade de Grupo 5/5: Gnomos trazem uma variedade de habilidades úteis para o grupo, como resistência a magias, comunicação com animais e habilidades em alquimia. Eles podem preencher vários papéis, desde suporte até controle de campo.

Controle de Grupo 3/5: Embora não sejam os melhores em controle de grupo, gnomos podem usar suas habilidades mágicas e truques para confundir e distrair inimigos. Sua capacidade de lançar truques mágicos e usar ilusões pode ser bastante eficaz em certas situações.

Poder de Ataque 3/5: Gnomos não são conhecidos por seu poder de ataque físico, mas compensam com habilidades mágicas e alquímicas. Eles podem causar dano significativo com magias e poções, mas não são tão fortes em combate corpo a corpo.

Capacidade de Defesa 4/5: Gnomos têm uma boa capacidade de defesa graças à sua resistência a magias e bônus na Classe de Armadura. Sua pequena estatura também os torna mais difíceis de acertar, aumentando sua sobrevivência em combate.

Escalabilidade 4/5: Gnomos continuam a ser úteis e versáteis em níveis mais altos. Suas habilidades mágicas e de alquimia escalam bem com o tempo, permitindo que continuem a contribuir significativamente para o grupo.